Um cheesecake super cremoso para ocasiões especiais
Hoje trago uma receita fácil de cheesecake basco, que tem uma textura simplesmente fantástica. Fica muito cremoso por dentro. E como vai a cozer a uma temperatura elevada, cria uma camada queimadinha por cima, com um sabor caramelizado. É dos cheesecakes mais deliciosos que já experimentei.
Esta receita teve origem no restaurante espanhol La Viña, em em San Sebastián, e a minha versão não foge muito à original. A preparação é simples, basta misturar todos os ingredientes pela ordem indicada e levar ao forno.
Como fazer o cheesecake basco perfeito:
- Misture todos os ingredientes sem bater demasiado. Não queremos incorporar demasiado ar na mistura, para que o cheesecake fique bem cremoso.
- Tenham atenção ao tempo de cozedura. O cheesecake deve ficar com o topo queimado, mas sem ficar demasiado firme. Quando mexem a forma, o cheesecake deve abanar bastante. Não se preocupem, que ele depois vai ficar firme durante o arrefecimento.
Publiquei esta receita especial para celebrar o primeiro aniversário do blog. Já faz um ano que partilhei o primeiro post neste blog: os meus scones favoritos.
Há bastante tempo que me dedico à pastelaria, mas este projecto tem-me permitido explorar a área de uma forma diferente. Posso dar asas à minha imaginação de muitas maneiras, começando pela concepção das receitas e passando também pela fotografia, edição de video e escrita dos posts.
Tenho adorado partilhar as minhas receitas convosco, e não tenciono parar! Sem quiserem experimentar outros cheesecakes, já partilhei também de frutos do bosque, nutella, maracujá, bolacha lotus, e cheesecake souffle japonês.

Cheesecake Basco
Ingredientes
- 440 g queijo creme
- 440 g queijo mascarpone
- 250 g açúcar branco
- 2 c/ chá essência de baunilha
- 6 ovos
- 1 c/ sopa amido de milho
- 200 ml natas
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 200 º C. Prepare uma forma de aro removível com cerca de 22 cm de diâmetro, untando-a e forrando-a com papel vegetal.
- Bata os queijos com o açúcar até ficar cremoso.
- Reduza a velocidade da batedeira e junte os ovos, um a um.
- Por fim, adicione o amido de milho, a baunilha e as natas, e misture apenas até obter um creme liso e uniforme.
- Deite na forma e leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos. Se necessário, cubra o topo da forma com papel de alumínio para que não queime demasiado. O cheesecake deverá ainda abanar bastante.
- Deixe arrefecer cerca de uma hora na forma. Depois leve ao frigorífico por pelo menos 5 horas, e está pronto a servir.