Hoje partilho uma receita bastante tradicional, o crème brûlée, com um toque gourmet. Este clássico francês é um creme sedoso, aromatizado com baunilha, com uma camada fina de açúcar caramelizado por cima.
Optei por combinar este creme com um doce de framboesa caseiro, que é colocado por baixo e vai ao forno com ele. As camadas não se misturam, e na altura de servir, acaba por ser uma surpresa agrádavel. A framboesa e a baunilha fazem um óptimo par de sabores e criam uma sobremesa ideal para momentos especiais.

Crème Brûlée de Framboesa
um clássico com um "twist" frutado
Ingredientes
Doce de Framboesa
- 300 g framboesas (podem ser congeladas)
- 125 g açúcar branco
- 1 pau de canela
Crème Brûlée
- 600 ml natas
- 80 g açúcar branco
- 6 gemas
- 1 vagem de baunilha
- q.b. açúcar mascavado
Preparação
Doce de Framboesa
- Coloque todos os ingredientes num tacho. Leve ao lume médio até que comece a ferver.
- Continue a cozinhar o doce, mexendo de vez em quando. Deverá ficar mais espesso e se começe a soltar do fundo do tacho. Retire o pau de canela.
- Distribua cerca de duas colheres de sopa de doce no fundo de cada um dos ramequins onde vai servir o creme. Alise e reserve no congelador enquanto prepara o creme.
Crème Brûlée
- Pré-aqueça o forno a 150 º C.
- Num tacho, leve ao lume as natas com a vagem de baunilha até que levantem fervura. Retire do lume.
- Entretanto, misture à parte as gemas com o açúcar.
- Junte as natas à mistura de gemas, batendo com o fouet durante todo o processo, para que as gemas não cozam.
- Passe o creme por uma peneira, assegurando que não tem grumos.
- Distribua cuidadosamente este creme por cima do doce de framboesa, enchendo os ramequins.
- Coloque os ramequins num tabuleiro grande onde caibam todos. Encha o tabuleiro com água mais ou menos até meio, para fazer um banho-maria.
- Leve ao forno por cerca de 30 a 35 minutos. Teste a cozedura abanando um pouco os ramequins: deverá estar firme nas bordas mas ainda um abanar ligeiramente no centro.
- Deixe arrefecer e depois reserve no frigorífico durante 2 horas.
- Na hora de servir, coloque um pouco de açúcar mascavado (mais ou menos 2 colheres de chá) por cima do creme. Queime o açúcar com um maçarico, criando a famosa camada de caramelo.
Notas
Se o seu forno não for ventilado, recomendo que coloque apenas a 100 º C, pois a temperatura pode ir subindo no processo. Assim assegura que o crème é cozinhado ao ponto correcto, sem risco de cozer as gemas.