Já era altura de uma nova receita! A partilha mais recente que fiz foi há um mês, quando publiquei a receita do Red Velvet para o dia de São Valentim. Tenho andado mais ocupado nas últimas semanas, mas hoje estou de volta com mais um doce tradicional com um twist.
Sabiam que o pudim flan é um dos doces mais populares no Japão? A versão japonesa é muito parecida com a nossa, mas para além de levar leite, leva também natas – o que contribui para uma textura ainda mais cremosa. Se viram o reel que publiquei no Instagram, dá para perceber o quão suave ele é.
Eu acrescentei à receita uma colher de vinho do Porto, para lhe dar um sabor mais português. Claro que podem experimentar adicionar outros sabores na mesma quantidade, mas cá em casa gostámos assim bem simples. Também optei por utilizar leite e natas sem lactose – se quiserem podem usar as “normais”, claro.
Esta é daquelas sobremesas que se podem fazer rapidamente de véspera e deixar no frigorífico para degustar no dia seguinte.

Pudins Flan Japoneses (sem lactose)
Ingredientes
Para o caramelo:
- 100 g açúcar branco
- 100 ml água
Para os pudins:
- 600 nl leite meio gordo (sem lactose)
- 200 ml natas (sem lactose)
- 1 c/ chá essência de baunilha
- 5 ovos
- 110 g açúcar branco
- 1 c/ sopa vinho do Porto (opcional)
Preparação
Para o caramelo:
- Leve o açúcar e a água ao lume, sem mexer.
- Deixe ferver até obter um caramelo. Quanto mais escuro for, mais amargo vai ser. Eu prefiro desligar o lume após obter um caramelo mais claro – pode medir com o termómetro, será volta dos 160 º C.
- Espalhe rapidamente o caramelo pelas formas de pudim.
Para os pudins:
- Pré-aqueça o forno a 150 º C.
- Leve o leite e as natas a ferver com metade do açúcar e a baunilha.
- Entretanto, bata os ovos com o restante açúcar até ficarem esbranquiçados.
- Junte, em fio e mexendo sempre, a mistura de leite aos ovos.
- Adicione o vinho do Porto e mexa novamente.
- Passe esta mistura por uma peneira, para assegurar que não há qualquer grumo.
- Distribua pelas formas de pudim. Leve ao forno em banho maria num tabuleiro com água.
- Cozinhe por cerca de 40 a 50 minutos. Deixe arrefecer um pouco e leve ao frigorífico por pelo menos 8 horas (de preferência de um dia para o outro).
- Na altura de servir, passe a uma faca de bico nas laterais dos pudins para desenformar. Sirva com frutos secos torrados.

