O mais cremoso e irresistível
O brigadeiro é sem dúvida um dos meus doces preferidos. Existem tantas receitas, visto que este doce é muito popular, não só em Portugal mas também no seu país de origem, o Brasil.
Sendo assim, torna-se difícil encontrar “a receita” – aquela que nunca falha e que garante o melhor resultado. Até porque o brigadeiro, como tende a acontecer na pastelaria, é um doce de dificuldade enganosa. Isto para dizer que a receita em si é bem simples, mas há detalhes e cuidados a ter que fazem toda a diferença no resultado final. Portanto, antes de partilhar a receita, deixo aqui as minhas principais dicas para fazerem brigadeiros de sonho.
Os segredos dos brigadeiros perfeitos:
- Brigadeiro Tradicional vs Gourmet – a principal diferença está nos ingredientes. O tradicional apenas leva chocolate em pó, leite condensando e manteiga. Já o gourmet leva chocolate em tablete, cacau em pó, leite condensado, natas e manteiga. Eu tenho preferência pelo gourmet, visto que é mais cremoso e tem um sabor mais aveludado.
- Ingredientes – a escolha dos ingredientes ideias faz toda a diferença aqui e é preciso investir em qualidade. Na minha receita, optei por cacau puro de boa qualidade, em vez do habitual chocolate em pó, e recomendo vivamente. Para além disso, ao contrário do que faria para um chantilly, prefiro utilizar as natas de pacote ao invés de natas frescas, pois são mais fáceis de misturar no brigadeiro e asseguram que tenha uma consistência uniforme. O chocolate pode ser de leite ou negro, consoante a preferência. Eu aconselho uma percentagem de cacau menor (40% ou inferior), para ficar um sabor demasiado enjoativo.
- Processo – após misturar todos os ingredientes no tacho, é importante ter paciência e observar o todo o processo. Quando ligar o lume, vá mexendo sempre o brigadeiro com uma espátula. Certifique-se de que o brigadeiro não ferve demasiado, pois pode queimar. Se vir que deixou a temperatura subir demasiado, recomendo que a baixe de imediato e bata por um alguns segundos com um fouet para homogeneizar a mistura. Este processo demora mais ou menos 10 a 15 minutos.
- Ponto de brigadeiro – existem dois pontos de brigadeiro, o ponto “mole” ou de colher e o verdadeiro ponto brigadeiro. Quanto o brigadeiro começa a engrossar, vai soltar-se um pouco da panela, mas vemos que não forma uma estrada quando se passa a espátula no meio. Este é o ponto mole, ideal para recheios ou para comer o brigadeiro à colher. Para fazer bolinhas de brigadeiro, queremos cozinhá-lo durante mais alguns minutos, até que ele esteja mais consistente e se afaste facilmente quando passa a espátula. Esse é o ponto ideal para os brigadeiros.
Espero que estas dicas vos ajudem a fazer os melhores brigadeiros! Deixo aqui então a minha infalível receita de brigadeiros gourmet.

Brigadeiros de Chocolate Gourmet
Ingredientes
- 397 g leite condensado
- 200 ml natas
- 2 c/ sopa cacau em pó puro
- 2 c/ sopa manteiga sem sal
- 100 g chocolate de leite ou negro (max. 40% cacau)
- 100 g granulado de chocolate
Preparação
- Pique grosseiramente o chocolate de leite.
- Num tacho, misture com o fouet todos os ingredientes (excepto o granulado).
- Leve ao lume médio, mexendo durante todo o processo, até engrossar e se descolar facilmente do fundo da panela.
- Transfira o brigadeiro para uma taça e cubra com película aderente. Leve ao frigorífico durante cerca de 5 horas ou de um dia para o outro.
- Retire porções de brigadeiro com uma colher de sobremesa. Forme as bolinhas de brigadeiro com as mãos.
- Passe cada brigadeiro pelo granulado de chocolate e coloque em forminhas de papel.

